Onde Investir em 2019? Tendências, Dicas e Melhores Aplicações
Saber onde investir em 2019 é muito importante se você deseja atingir seus objetivos financeiros.
A economia brasileira tomará um novo rumo no próximo ano e é muito importante que você saiba quais serão os melhores investimentos, a fim de proteger o seu capital.
Além disso, algumas pessoas ficam na dúvida entre investir e empreender, ficando em um impasse entre essas duas opções.
Independente de qual seja sua meta financeira, você precisa conhecer as mudanças do mercado e da economia, a fim de se beneficiar ao máximo dessas mudanças.
Por conta disso, nesse artigo você vai saber mais sobre:
- O Que Esperar da Economia em 2019
- Onde Investir em 2019?
- Investir em Ações ou Empreender? Qual é o Melhor Negócio Para Você
- Dicas Para Identificar Seu Perfil de Investidor e Escolher o Melhor Investimento
- Comece a Investir com a Rico Hoje Mesmo
O Que Esperar da Economia em 2019
Conhecer as previsões econômicas para 2019 é muito importante para saber como se preparar em meio aos possíveis cenários.
A economia brasileira apresenta sinais de recuperação em 2019, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com um crescimento de 2,9%.
Principais Tendências do Cenário Econômico em 2019
Economia brasileira volta a crescer em 2019
A previsão de mercado dos 100 analistas financeiros consultados pelo Relatório Focus é de que o PIB do Brasil volte a crescer em 2019, em 2,5%. Em 2018, o PIB deve fechar o ano com crescimento de 1,36%.
Mesmo não sendo um crescimento muito expressivo, há uma confiança na retomada do crescimento econômico.
Previsão da Inflação para 2019
Segundo o mesmo relatório, a previsão é de que a inflação em 2019 fique em torno de 4,21%.
Desemprego deve cair
Atualmente, cerca de 13 milhões de pessoas estão desempregadas. Essa condição costuma ser o último indicador a reagir às tendências do mercado. Assim, por conta da previsão de retomada da economia, há grandes indícios de que esse número diminua.
Taxa de juros pode ser de 8% ao fim de 2019
Em 2019, estima-se que a taxa de juros básica do país, a Taxa Selic, suba para 8% e feche o ano nesse patamar, segundo os analistas do Relatório Focus.
Onde Investir em 2019? Quais as Melhores Opções
Recomendações de Melhores Investimentos de Renda Fixa
Para investir na renda fixa em 2019 e obter ótimos resultados financeiros, você precisa levar em consideração as seguintes tendências:
- Quanto maior o prazo de vencimento, maior tende a ser o rendimento
- Quanto mais liquidez, menor tende a ser o rendimento
- Quanto maior o risco envolvido, maior tende a ser o rendimento
Dessa forma, você precisa escolher os seus investimentos baseado não apenas no seu rendimento, mas também, em todas as suas características básicas de acordo com os seus objetivos e com as suas estratégias de investimento.
Então, é importante que você entenda cada uma das melhores opções de onde investir em 2019.
-
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa e a emissão de seus títulos é feita pelo Governo Federal. Basicamente, você empresta dinheiro para o governo e depois receberá de volta com um valor a mais, que será a rentabilidade do seu investimento.
O Tesouro Direto possui três tipos de títulos:
- Atrelados à inflação: Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais
- Prefixados: Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais
- Indexado à taxa Selic: Tesouro Selic
Normalmente, o título mais recomendado é o Tesouro Selic. Isso acontece porque ele rende próximo à Taxa Selic, tem baixa volatilidade e alta liquidez (você pode solicitar o resgate do seu dinheiro quando quiser e irá recebê-lo em 1 dia útil).
O Tesouro Selic é considerado um título muito bom para investidores iniciantes e para quem quer construir uma Reserva de Emergência, por exemplo.
Além disso, com a estimativa de alta da taxa básica de juros, seu dinheiro tende a render mais.
Com isso, o Tesouro Selic pode ser uma ótima opção para quem tem objetivos de curto, médio e longo prazos, como aposentadoria, comprar um carro ou trocar o smartphone, por exemplo.
-
CDB
O CDB é a sigla do Certificado de Depósito Bancário. Esse título de renda fixa é emitido pelos bancos a fim de arrecadar capital.
A taxa de rentabilidade de um CDB costuma ser atrelada ao CDI, sendo um dos investimentos mais conhecidos da renda fixa.
Normalmente, os Certificados de Depósito Bancários que são emitidos por bancos de pequeno porte que oferecem rendimentos mais atrativos para os investidores.
Além disso, ao investir em opções que possuem um prazo de aplicação maior, a rentabilidade desses títulos também costumam ser mais altas.
Uma das maiores vantagens de investir em um CDB é a sua segurança, já que ele conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para aplicações de até R$ 250 mil.
-
LCI/LCA
A LCI (Letra de Crédito Imobiliária) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são aplicações de renda fixa muito parecidas com um CDB.
A grande diferença é que elas são isentas de impostos, como o Imposto de Renda (IR). Com isso, os rendimentos vêm diretamente para o seu bolso, sem desconto de IR.
No entanto, a taxa de rentabilidade dessas aplicações tende a ser menor. Por isso, é importante que você utilize um simulador para ver se mesmo com a isenção do imposto, essas aplicações rendem mais do que um CDB, por exemplo.
-
Fundos Multimercado
Os fundos multimercado são uma ótima opção para investidores de perfil moderado. Isso porque os riscos são diluídos, uma vez que o administrador poderá aplicar em ações, commodities, moedas, ativos de renda fixa, entre outros.
Para quem busca diversificar sua carteira sem precisar de um montante inicial muito grande, essa também é a escolha ideal.
No geral, é importante escolher um fundo que esteja alinhado ao seu perfil de investidor e aos seus objetivos financeiros.
-
Debêntures
Estes títulos de renda fixa emitidos por empresas privadas podem ser uma ótima opção para investir em 2019. Elas normalmente são ofertadas para o pagamento de algum tipo de dívida ou para o financiamento de determinados projetos.
Uma grande vantagem desse tipo de investimento é a sua rentabilidade que pode ser bastante atrativa. Porém, ao mesmo tempo, elas são indicadas para quem possui uma maior tolerância a riscos, já que não possuem garantia do FGC. Ou seja, se a empresa emissora falir, você perde o valor que foi investido.
Também existem as debêntures incentivadas. Por serem emitidas por companhias ligadas a setores estratégicos, o governo oferece a isenção de tributos. Dessa forma, você investe sem pagar qualquer tipo de taxa.
-
Letras de Câmbio
Uma Letra de Câmbio (LC) segue o mesmo princípio de um CDB. No entanto, ela não é emitida por bancos, mas sim, por financeiras.
Dessa forma, a taxa de rentabilidade deste ativo costuma ser mais alta do que os outros investimentos de renda fixa.
Mesmo sendo uma operação que conta com um risco elevado, a LC conta com a garantia do FGC para valores de até R$ 250 mil.
Recomendações de Melhores Ações
As ações fazem parte da renda variável. Diferente do que acontece na renda fixa, no momento da aplicação você não sabe qual será a rentabilidade da sua aplicação. Ou seja, ativos da renda variável possuem um rendimento imprevisível.
Se você está disposto a correr riscos, essa pode ser uma ótima opção de onde investir em 2019. A nossa recomendação é procurar empresas que tem em sua receita dependência do mercado local.
Busque sempre companhias bem geridas. Algumas das melhores opções estarão dentro dos setores varejista, financeiro e energia elétrica. Por exemplo, empresas como a Localiza, Itaú Unibanco, B3 e Equatorial.
- Suzano
As ações da Suzano (SUZB3) têm se beneficiado da alta do dólar e da proteção ao cenário doméstico, o que é um ponto positivo no cenário atual de incerteza.
Toda a receita de celulose é dolarizada e grande parte da receita de papel também. Com isso, a Suzano é uma das empresas mais beneficiadas com a alta do dólar.
Além disso, por ser um negócio voltado para a exportação, essa empresa não sofre as oscilações e a incerteza que existe no campo político brasileiro.
Assim, essa é uma ótima opção de onde investir em 2019.
Investir em Ações ou Empreender? Qual é o Melhor Negócio Para Você
Muitas pessoas possuem o desejo de tirar seus sonhos do papel e começar a empreender.
No entanto, por diversas vezes, surge a seguinte dúvida: investir em ações ou empreender?
Invista para fazer seu dinheiro render mais antes de empreender
Não existe uma resposta certa para essa pergunta. Porém, se você quiser alcançar seus objetivos financeiros mais rapidamente, é importante que você invista, a fim de fazer o seu dinheiro render ainda mais antes de empreender.
Dessa forma, você contará com o valor necessário para tocar os seus projetos, além de contar com um capital de giro.
Assim, além de crescer o seu dinheiro com o seu negócio, você também faz ele render ao investi-lo em algum ativo.
Dicas Para Identificar Seu Perfil de Investidor e Escolher o Melhor Investimento
Existem três categorias de perfil de investidor. Assim, pode você pode ser conservador, moderado ou agressivo (também chamado de arrojado).
Sua categoria de investidor é definida baseada na sua tolerância a riscos. Para obter esse resultado, algumas características são analisadas.
Dessa forma, sua situação financeira (renda e patrimônio) será analisada, além da idade, conhecimento do mercado e objetivos financeiros.
Assim, é importante que você tenha definidos o prazo e o valor necessário para alcançar os seus objetivos.
Conclusão
Saber onde investir em 2019 é fundamental se você quiser alcançar as suas metas financeiras.
Para isso, é importante que você conheça as tendências da economia brasileira, a fim de se proteger e fazer as melhores escolhas para ver o seu dinheiro rendendo cada vez mais.
Em 2019, a tendência é de que haja uma retomada da economia, com a elevação da Taxa Selic para 8% ao ano e uma leve queda da inflação.
Além disso, por conta dos investimentos que são esperados, inclusive nos setores agrícolas e imobiliário, também é provável haja uma queda no número de desempregados no país.
Dependendo do seu perfil de investidor, você poderá optar por ativos da renda fixa, da renda variável ou de ambas. Dessa forma, algumas boas opções de investimento para o próximo ano são:
- Títulos do Tesouro Direto
- CDB
- LCI / LCA
- Debêntures
- LC
- Ações