6 vantagens do bitcoin em relação a outros investimentos
Rentabilidade, facilidade nas negociações e segurança ajudam a explicar o sucesso da criptomoeda.
Com uma história de mais de uma década, o bitcoin já atrai o investimento de centenas de milhares de brasileiros.
Quem conhece o universo da criptomoeda não se surpreende com esse aumento do interesse nos últimos anos. A moeda virtual não só oferece uma perspectiva de valorização a longo prazo, como também conta com fácil acesso e segurança.
Confira as vantagens do bitcoin em relação aos investimentos tradicionais:
1) Facilidade nas negociações
Investir em bitcoins é simples e não exige do investidor grande conhecimento do mercado financeiro. O usuário pode comprar e vender a moeda ou frações dela em uma plataforma on-line. Basta realizar um cadastro e transferir um valor mínimo para a conta que foi criada.
Com o bitcoin, o investidor escapa da necessidade de avaliar uma série de variáveis do mercado que agem sobre a flutuação da carteira, como ocorre nas negociações de ações, por exemplo. Por isso, muitas vezes, o investidor precisa do auxílio do gerente do banco ou de corretor. Além disso, nesse tipo de investimento é necessário pagar pelo serviço. As taxas (bancárias e de corretoras) costumam ser maiores do que aquelas do mercado de bitcoins.
2) Acesso facilitado
A exigência mínima de investimento em bitcoins costuma ser baixa. Em algumas plataformas, por exemplo, você consegue começar a investir com apenas R$ 100. Em alguns casos, fundos de investimentos, por exemplo, chegam a exigir aporte mínimo de R$ 50 mil.
3) Liquidez imediata
Ao comprar bitcoins, há a chance de vendê-los a qualquer momento e com facilidade – o que dá liquidez ao investimento. Em opções tradicionais, como CDB, CDI e Títulos de Capitalização, o investidor chega a esperar meses ou até anos para resgatar o dinheiro. Além disso, muitas vezes paga multas e taxas se quiser sacar o dinheiro antes.
4) Tendência à valorização
O código do bitcoin foi desenvolvido para produzir apenas 21 milhões de unidades. Ou seja: ele tem um caráter limitado, assim como o ouro (que depende da disponibilidade na natureza). Por isso, esse é um investimento que tende a se valorizar nos próximos anos, pois a moeda ficará cada vez mais escassa e não sofrerá com inflação.
5) Mercado aberto 24 horas
O mercado de bitcoin fica aberto 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso permite que o investidor faça transações no horário mais adequado à sua rotina.
O mercado tradicional, como a Bolsa de Valores, costuma operar em horário comercial. Se precisar procurar uma agência, por exemplo, o investidor precisará aguardar os horários bancários.
6) Sistema seguro
Especialistas apontam a “blockchain” (corrente de blocos, em tradução literal) como uma das principais responsáveis pela segurança da criptomoeda. Ela é uma espécie de livro contábil virtual e imutável em que são registradas as transações.
Há quem diga que a blockchain seja mais segura do que a própria Wall Street na proteção das informações. Em 2011, a Bolsa de Nova York foi invadida por hackers, deixando o sistema lento por cerca de uma hora. O protocolo bitcoin é seguro e o único risco de perder as moedas é se esquecer da chave de acesso ou deixar de transferir as moedas para a carteira privada.
E como potencializar os lucros ? Clique Abaixo e Conheça os Segredos do Bitcoin…