Instagram Shopping: veja o que é e como configurar
No final de março o Instagram lançou mais uma novidade que irá aumentar o poder de venda da plataforma. Trata-se do Instagram Shopping, funcionalidade que irá transformar seu perfil em uma máquina de vendas.
Segundo a própria rede social, antes dessa novidade a maioria das compras levavam um dia ou mais para serem finalizadas. Apenas 21% das compras eram feitas no mesmo dia. Agora a ideia é que os usuários estejam mais próximos dos produtos e que o tempo de compra diminua drasticamente.
- O que é Instagram Shopping
- Requisitos para utilizar o Instagram Shopping
- Como criar uma publicação com as tags do Instagram Shopping
- Benefícios para o seu negócio
- Dicas para ter sucesso com o Instagram Shopping
O que é Instagram Shopping
Essa funcionalidade estava sendo testada desde 2016 por grandes empresas americanas, e apenas no primeiro semestre de 2018 chegou para as contas brasileiras. Em resumo, agora as publicações poderão ter links diretos para produtos específicos em seu site.
Para as marcas que estiverem com essa função liberada, ela funcionará da seguinte maneira:
- Cada publicação terá um ícone “Toque para ver” no canto inferior esquerdo das fotos;
- Ao ser tocado, uma marcação aparecerá nos vários produtos na publicação, demonstrando até cinco produtos por foto e até nove por carrossel;
- Quando a marcação for selecionada, uma nova aba será exibida;
- Nessa aba será possível ver informações relevantes do produto para o consumidor, tudo sem ter que sair do aplicativo;
- Se o consumidor tocar no link Comprar, ele será direcionado à página do produto no site da empresa.
Confira como passo a passo acima descrito com imagens:
Requisitos para utilizar o Instagram Shopping
Apesar de ser uma funcionalidade acessível e fácil de ser utilizada, a conta precisa atender a alguns pré-requisitos para que possa utilizar o shopping. Confira:
- a conta no Instagram deve ser um perfil comercial;
- é preciso ter um e-commerce, pois a plataforma não processa as compras, apenas direciona o comprador para o site em que os produtos são vendidos;
- o negócio precisa vender produtos físicos que estejam de acordo com as políticas comerciais do Instagram, onde não é permitido, por exemplo, comercializar animais e álcool;
- o empreendimento deve estar localizado no Brasil, nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália ou na Espanha;
- o perfil comercial deve estar conectado a um catálogo do Facebook. Os produtos devem estar cadastrados nesse catálogo para serem utilizados pela ferramenta. Ele pode ser criado no Gerenciador de Negócios ou na página da empresa no Facebook.
A conta é, então, analisada pela rede social e, se o perfil atender a essas condições, o Instagram Shopping é aprovado. Normalmente, o processo leva alguns dias, mas pode demorar um pouco mais.
Portanto, caso fique com dúvidas ao fazer a configuração, peça ajuda a alguém que conheça esse lado técnico das integrações.
Como criar uma publicação com as tags do Instagram Shopping
Com a conta aprovada, é preciso habilitar a ferramenta, configurar o Instagram e criar as publicações:
- acesse o perfil do Instagram;
- toque em “Começar” na parte superior (caso essa opção não apareça, vá em Configurações);
- clique em “Produtos” > “Continuar”;
- escolha o catálogo de produtos que deseja vincular à conta;
- toque em “Concluir”.
Assim, já é possível criar publicações no Instagram Shopping. Para isso, siga os seguintes passos:
- escolha a foto e inclua legenda, efeitos e filtro como desejar;
- toque no produto que deseja marcar na foto;
- insira o nome do item, exatamente como consta no catálogo e selecione-o quando aparecer na caixa de pesquisa;
- clique em “Concluir”;
- clique em “Compartilhar”.
Benefícios para o seu negócio
Mas quais benefícios você terá com essa mudança? Se o seu objetivo é vender pelo Instagram, a resposta é muito simples. O seu cliente estará muito mais próximo do seu produto e conseguirá efetuar a compra com mais agilidade.
Quantas vezes você já encontrou um produto interessante no Instagram, mas não comprou pois não conseguiu encontrá-lo no site da empresa ou deixou isso para mais tarde? Encontrar o produto desejado, ter que e voltar no perfil da empresa, acessar o site pela bio e procurar o produto no site pode fazer qualquer empresa perder vendas.
Com o Instagram Shopping o caminho da jornada de compra fica mais curto e, com certeza, haverá um aumento significativo na taxa de conversão dos seus clientes provenientes do Instagram. Afinal, para quem compra pela internet, tempo é um fator muito importante.
Dicas para ter sucesso com o Instagram Shopping
Colocar as tags para levar um usuário do Instagram até a página de produto na loja virtual não garante vendas! Esse recurso facilita que o seguidor realize a compra caso ele queira fazê-la.
Por isso, ficar atento ao seu conteúdo como um todo, das imagens à legenda, incluindo a identidade do seu perfil, faz a diferença para ter vendas.
Nossas recomendações para usar todo o potencial do Instagram Shopping são:
- crie pelo menos nove publicações com produtos marcados para ativar a aba de compras;
- faça um vídeo para divulgar a funcionalidade no Stories;
- sempre marque mais de um produto na mesma publicação;
- utilize filtros, efeitos e carrossel nas postagens;
- não descuide da loja virtual e lembre-se de que a finalização da compra é feita lá;
- mantenha o catálogo de produtos atualizado, com informações e preços corretos;
- faça fotos de qualidade dos produtos. O ideal é que a foto não tenha apenas um item, mas vários produtos que possam ser marcados;
- preste muita atenção ao marcar os artigos em uma publicação, pois marcações incorretas podem deixar o cliente confuso e a compra não se concretiza;
- faça publicações com regularidade, mas utilize a funcionalidade também para datas comemorativas, promoções e queima de estoque.
Além dessas dicas específicas para o Instagram Shoping, não se esqueça de sempre gerar um excelente conteúdo.
Atenção à estratégia
Além dessas dicas, é preciso ficar atento aos resultados gerados. Para isso, é possível acompanhar de perto se os posts de venda realmente garantem conversões e visitas.
A partir das informações obtidas em sua análise, não hesite em mudar sua estratégia se perceber que a campanha não tem trazido o resultado esperado.